Foi inaugurado no último dia 25 de Janeiro, o Memorial Brumadinho, em homenagem às vítimas da tragédia do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão. O local será administrado pelas famílias das vítimas, e está situado no local do rompimento.

O espaço foi aberto no dia que marca o aniversário de seis anos da tragédia e busca preservar a memória das 270 pessoas que perderam a vida no desastre.

O projeto arquitetônico foi feito pelo escritório Gustavo Penna & Arquitetos Associados. Segundo a administração, o espaço conta com escultura-monumento, espaço meditativo, drusa de cristais, duas salas de exposição e um espaço dedicado aos segmentos corpóreos das vítimas.

Além disso, a parte externa possui um bosque onde foram plantados ipês amarelos, em homenagem a cada uma das vítimas.

A criação do local começou em 2019, com um pedido ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para solicitar a construção de um Parque Memorial por parte da Vale.

Em 2023 foi firmado o Termo de Compromisso entre a mineradora e a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais (AVABRUM), com apoio do MPMG, que propiciou a criação da Fundação Memorial de Brumadinho, responsável por manter e gerir o Memorial.

Segundo a presidente da Fundação Memorial, Fabíola Moulin, o memorial representa o direito à memória, a verdade e é muito importante para honrar as pessoas que morreram na tragédia.

📌Siga o nosso perfil no Instagram e fique por dentro das notícias da região e do mundo em tempo real 👇
https://www.instagram.com/alolitoral.com.br?igsh=YmxxejZlZTZuc2Nh